O que é PIX? Como funciona o PIX?

No dia 16 de novembro de 2020 o BC (Banco Central) lançou a mais nova forma de pagamento, o PIX. Ele permite a possibilidade de realizar transferências e pagamentos instantâneos, que demoram no máximo 10 segundos.

Mas o melhor de tudo é estar pronto para o uso a qualquer hora do dia, 24 horas por dia, 7 dias da semana. Tudo grátis e sem taxas (até agora rsrs), o que leva a pensar que em pouco tempo acabará com os métodos tradicionais de TED, DOC e boletos bancários.

Como funciona o PIX? E o que muda para os brasileiros?

O novo método de pagamento PIX têm a possibilidade de ser usado em estabelecimentos físicos, transferências entre pessoas, lojas online e etc. Para quem irá receber a transferência, será preciso passar uma das chaves cadastradas ou mostrar um QR CODE. Quem irá efetuar o pagamento só abrir o APP e pagar lendo o código QR CODE ou inserindo a chave de quem passou.

O Banco Central regulamentou que as transações do Pix poderão ser feitas de 3 diferentes formas:

  • Informando uma chave do Pix, que o usuário poderá adicionar a uma conta que já possui; essa chave pode ser o número de celular, e-mail, CPF ou CNPJ – será necessário informar somente um destes;
  • Informando os dados bancários de quem vai receber o pagamento, como se faz uma TED e DOC hoje – nome completo, CPF, número da instituição, agência e conta;
  • Ou também através da leitura de QR Codes

Em geral o PIX traz as vidas dos brasileiros mais agilidade, disponibilidade, segurança e conveniência.

2 thoughts on “O que é PIX? Como funciona o PIX?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Postagens Relacionadas