IPO a Nova Oportunidade do Momento? Aprenda como Reservar um IPO – Ofertas Públicas

As ofertas públicas iniciais podem ser uma oportunidade tanto para investidores de longo prazo quanto para os que estão interessados em obter ganhos rápidos

Os IPOs estão sendo seguidos bem perto pelos investidores. Pois eles definem a inserção de uma empresa na Bolsa de Valores e costumam despertar curiosidade e interesse, além do almejo de obter ganhos. Mas o que exatamente é um IPO, e como é possível lucrar com ele?

O que é IPO?

A sigla IPO em inglês é “initial public offering”, ou “oferta pública inicial” em português. Representa a primeira vez que uma empresa receberá novos sócios realizando uma oferta de ações ao mercado. Ela se torna, então, uma companhia de capital aberto com papéis negociados na Bolsa de Valores.

Normalmente, as empresas que fazem um IPO estão em um estágio de maturidade avançado dos seus negócios. Essas operações no Brasil, historicamente, são bastante grandes, podendo atingir a casa das centenas de milhões de reais.


Têm interesse em participar de um IPO? Confira o Passo a Passo

Se depois de ler tudo isso você ficou interessado em participar de um IPO, confira o passo a passo abaixo e se prepare para os próximos:

1. Verifique que empresas estão abrindo o capital

Você pode consultar nos sites da CVM, da B3 ou junto à sua corretora que empresas estão realizando IPOs. Faça essa escolha com consciência e atenção. Procure conhecer o que cada companhia faz e analisar as perspectivas dos seus negócios. É importante saber os detalhes para evitar comprar ações e depois arrepender-se disso.

2. Faça um pedido de reserva

Na corretora que você tiver escolhido, solicite os documentos para fazer um pedido de reserva de ações. Nele você indicará o volume financeiro que gostaria de investir e a que valor das ações. Encaminhe o pedido e outros documentos que forem necessários e aguarde as próximas etapas do processo acontecerem. Pode ser necessário depositar garantias para assegurar a participação no IPO.

3. Realize o pagamento

Quando o processo de bookbuilding for finalizado, você será informado sobre o preço final dos papéis e também sobre o número exato deles que conseguirá adquirir. Transfira os recursos para sua conta para que o pagamento aconteça.

4. Acompanhe o início das negociações

Os papéis começarão a ser negociador no pregão da B3 em seguida. Acompanhe o desempenho deles e também a performance da empresa, como você faria com qualquer outra.

No vídeo abaixo demostro como fazer na PRÁTICA a reserva de um IPO!

Uma oferta pública primária (IPO) ocorre quando uma empresa emite novas ações ou cotas de fundos para investimentos vendidos diretamente ao público, de forma que, no fim, ela aumenta a sua base acionária. A plataforma que eu uso no vídeo para as operações de reserva de IPO’s é a Clear.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Postagens Relacionadas